Texto-Análise: Google Duo e Allo

0 comentários
A Google ficou cansada de simplesmente ser ultrapassada com o seu projeto conhecido como Google Hangouts, uma plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo desenvolvido pelo Google, que foi lançada em 15 de maio de 2013. Uma empresa enorme e vários desenvolvedores habilidosos estão em uma só empresa, mas porque não desenvolver algo maior ainda?

Google Allo
Foi então que a Google lançou nesta sexta-feira (23) no Brasil o Allo, seu novo aplicativo de mensagens que deve rivalizar com o WhatsApp, Facebook Messenger e similares. O lançamento no país chega dois dias após ser lançado no exterior e quatro meses após ser anunciado oficialmente. Ele já pode ser baixado em dispositivos dos sistemas iOS e Android.

O Allo incorpora a ferramenta de busca do Google e um robô "chatbot" que usa aprendizado de máquinas para "melhorar" seu desempenho ao longo do tempo. Ele aprende com as respostas do usuário em texto e também por voz. O robô é operado pelo Google Assistant, novo assistente pessoal virtual do Google, e promete, por exemplo, acesso às últimas notícias, previsão do tempo, trânsito, traduzir um texto ou mesmo saber que horas sai determinado voo. No futuro, o Allo permitirá fazer diretamente reservas de restaurantes, hotéis e bilhetes de avião ou trem.

Usuários podem acionar o assistente em uma conversa ao digitar "@google" seguido por uma consulta de pesquisa e os resultados serão exibidos na própria conversa.

Primeiro uso No primeiro teste realizado pela nossa equipe, o robô realizou algumas perguntas e explicações iniciais, como "posso ajudá-lo a encontrar o que precisa e concluir as coisas", além de pedir acesso à localização do celular (GPS) para dar "melhores respostas" - algo complicado para quem for preocupado com questões de privacidade, mas é uma escolha que o usuário pode recusar, porém, as perguntas que você pode mesmo fazer como "Onde fica o Starbucks mais próximo", só devem ser respondidas com a localização ativada.

Outra coisa complicada para brasileiros é que apesar dos menus do Allo já estarem em português, o Assistant só está conversando em inglês. Se tentar falar em português a ele, aparece a mensagem "Desculpa, eu ainda estou aprendendo português. Por ora, posso fazer uma busca no Google para você", e entrega o resultado da busca baseado no que você teclou.

A interface é um pouco diferente para quem está acostumado com o WhatsApp e o Telegram, tanto no visual mais branco, como na home do Google, quanto na utilização. A tela inicial mostra três opções: as últimas conversas, o "Envie uma mensagem" e a quantidade de amigos da sua agenda de contatos e o "inicie um bate-papo em grupo". Outra coisa que lembra o WhatsApp é o fato de que o número de telefone funciona como login. Assim, não é possível, por meio convencional, usar o aplicativo em dois celulares diferentes usando o mesmo número.

Ao tentar conversar com quem não tem ainda o aplicativo instalado, o Google permite um envio de um SMS gratuito com o convite. Mas essa opção apresentou problemas, pois mesmo entre dois aparelhos com o Allo não foi possível começar a conversa dentro do app.

Dentro da conversa, a parte inferior mostra o campo de escrita, mais botões de inclusão de emojis e mensagens de voz, semelhante ao WhatsApp. Mais à esquerda dessa área, um botão "+" mostra outros recursos, como tirar foto/vídeo, enviar foto/video da galeria do celular, stickers e um mapa com a localização do usuário.

Mas, o que achamos do produto?
Podemos dizer que o Google Allo é um aplicativo de mensagem instantânea que poderá superar e muito grandes marcas como Facebook Messenger e o seu próprio Hangout pela praticidade de comunicação, porém, ele ainda ficará em segundo lugar por contar com os mesmos recursos que o WhatsApp já tem disponível. O que é um problema bem sério para a Google se ela quiser superar a marca mais utilizada no mundo, a questão é apenas a inovação e mostrar algo que o WhatsApp ainda não tem disponível e que pode chamar atenção e ganhar a atenção dos usuários com mais facilidade.

Usaria com vontade o Google Allo, um aplicativo inteligente que pode sugerir respostas para você assim como também incluir com o Google Assistence, semelhante a Cortana do Windows ou a Siri do iOS, porém em um único aplicativo de mensagem instantânea, sendo um aplicativo com uma ótima interface e que pode superar o WhatsApp com facilidade se souber atingir os recursos certos.

Google Duo
O lançamento do Allo acontece um mês após o Google lançar o Duo, seu aplicativo de chamadas em vídeo. Duo é um aplicativo de videochamadas simples, confiável e divertido para todos. Possuindo assim uma Interface simples e direta permitindo que você ligue para seus contatos com apenas um toque, em uma interface simples com vídeo. O recurso Knock Knock permite que você veja quem está ligando antes de atender com a visualização ao vivo do Duo, assim também transmitindo um vídeo de alta qualidade de uma forma mais rápida e confiável, com Wi-Fi ou em qualquer lugar, sendo um aplicativo multiplataforma permitindo que você faça videochamadas para todos os amigos em smartphones com um único aplicativo.

Mas, o que achamos do produto?
O Google Duo é um aplicativo que atingiu a praticidade e foi direto ao ponto sem mostrar muito detalhes e sem adicionar "plug-ins" ou "extensões" que deixassem o aplicativo pesado, removendo também o recurso de bate-papo que podia interferir com as chamadas, deixando assim algo mais profissional, executivo e limpo, se tornando o mais eficiente e aplicativo prático dentre vários outros.

Ambos aplicativos estão disponíveis para Android e iOS.

Mas e você? O que achou da inovação da Google em termos vídeo-chamadas e mensagens instantâneas? Comente conosco.



0 comentários:

Tecnologia do Blogger.