Texto-Análise: Batman v Superman

0 comentários

Muitos pensaram que o filme seria algo magnifico de se ver, uma luta entre Batman contra Superman seria algo definitivamente brutal e lindo de ser assistido, até porque os desinformados protestavam em eventos e redes sociais que o Superman venceria o Batman facilmente, mas eles são desinformados e a gente não culpa a falta de conhecimento deles, mas vamos ao que interessa. Lembrando que a análise a seguir possui spoilers, se caso você não assistiu o filme. Não fique decepcionado ou irritado com certos comentários da análise, se existe uma contraversão de sua parte, manifeste-se nos comentários.

Batman v Superman, um filme que deixou muitos com a lágrimas de felicidade ao ver o trailer magnifico de tal produção, mas o esperado foi que toda surpresa estava no trailer e acabou deixando o filme sem o que mostrar de surpreendente. O que deveria ser a entrada triunfal de Doomsday (Apocalypse) acabou se tornando algo sem graça e sem vivacidade. Mas vamos ao começo de tudo, Superman é um cara que não sabe lutar direito e como os Power Rangers, ele necessita destruir a cidade para salvar a cidade, a questão é que toda a briga se baseia em ideologias, ao menos no começo do filme, é isso que se passa.

De um lado temos o Superman que é um alien que salva humanos porque admira a força de vontade, a compaixão e outros sentimentos que os humanos tem a oferecer, isso inclui também na esperança que eles carregam consigo e não só esses motivos como vários outros motivam ele a seguir em frente e salvar a raça humana, basicamente ele se apegou demais, mas isso não importa. Independente da maneira que será necessária, ele vai salvar e ele aprendeu assim, salve a vida de um, mesmo que vários morram. A questão é que ele foi salvar uma cidade e isso ocasionou em várias mortes, mas o que muitos acham é que ele não liga para essas mortes, ele liga, se arrependeu da maneira que fez, mas fazer mais o que? Ele não é uma dádiva para trazer as pessoas de volta a vida e apenas aceitou isso, quieto, recebendo humilhação e difamação, mas mesmo assim ele se mantém forte e controlado emocionalmente.

movie superman batman v superman batman vs superman batman v superman dawn of justice

E do outro lado temos Batman, um ser humano que defende a sua teoria de que um dia, se caso o Superman decida destruir a raça humana em um piscar de olhos, ele tem poder para fazer isso e ninguém pode pará-lo, ele crê que os humanos estão dando muito crédito a ele e quando dependerem de Superman para se defenderem, ele pode simplesmente sumir e deixar todo mundo entrar em caos. A questão em si é, Superman tem poderes de um "Deus", ele pode fazer o que bem entender, mas ele é um ser que pensa e tem sentimentos, será mesmo que ele aguentará a pressão de salvar tudo e todos, mesmo sendo humilhado quando faz algo de errado? E outra coisa a ser adicionada, no filme, não sabem ainda que Superman ama a Lois Lane, mas quando descobrirem acha mesmo que isso não vai ser um alvo fácil para atrair ou deixá-lo irritado para se voltar contra a humanidade? Protestamos isso uma vez em Injustice e testemunhamos o caos que isso virou e com certeza Batman teve essa visão de quanto pode ser ruim para todos se caso o Superman sair do controle, mas antes que seja a esse nível, Batman quer que ele seja controlado, antes que seja tarde demais para todos.

Batman v Superman: Dawn of Justice batman vs superman superman vs batman batman superman

O inicio do filme é todo envolvendo essa troca de ideologia e desavença entre eles, Batman quer amenizar esse poder que o Superman possui e baixar a graça dele, mostrando que mesmo ele sendo considerado um "Deus", ele também sangra. Mas a questão e a verdadeira rivalidade é a aparição de Lex Luthor, o isqueirinho da história. Ele fica intrigado pelo fato de que Superman não quer brigar e está preocupado com outras coisas do que se irritar com o Batman e no entanto, Batman está apenas querendo ter uma conversa natural com socos e chutes. O Superman mesmo se negando a lutar com ele, é forçado a travar essa batalha, graças ao Lex Luthor que captura a mãe adotiva de Superman, Martha Kent e ameça matá-la se caso Superman não lutar com Batman.

Ambos lutam intensamente, Batman estava intensamente preparado com bombas de gás kriptonianas e uma lança com kriptonita, mas para vocês entenderem melhor, encontraram uma pedra de kriptonita na Terra, Lex Luthor se apossou dela e Batman a roubou. O que foi o mais incrível e miseravelmente uma falha de Bruce Wayne foi utilizar metade da pedra para desenvolver duas bombas de gás que fez com que Superman ficasse fraco por alguns segundos e a outra metade da pedra foi usada para ser uma lança, pois bem. A luta é intensa, muitos socos, lugares sendo destruídos, referencias de histórias em quadrinhos até que a luta fica densa e Batman está muito bravo com Superman a ponto de deixá-lo imobilizado no chão ameaçando fincar a lança no seu peito.

batman trailer superman dc batman v superman

Superman abre o jogo e fala que Lex Luthor está com a Martha. Bruce Wayne fica bravo e acha que a Martha mencionada é a mãe dele, Martha Wayne, mas quando ele vai matar Superman, Lois aparece e fica na frente do Superman protegendo-o, afirmando que a Martha mencionada é a mãe dele e que Lex Luthor está com ela, ele se recusa a matar Superman e Lois Lane joga a lança num buraco com água da construção que eles estão, Superman pede ajuda de Batman, ele aceita, ambos viram amigos apenas pelo fato de que Martha Wayne e Martha Kent possuem o mesmo nome. É isso, o fim da briga deles, uma briga de ideologia e intensa raiva é finalizada pela menção do nome da mãe.

Os fãs posteriormente ficaram muito bravos com isso e até os dias de hoje são encontradas sátiras referente a isso, mas enfim. Lex Luthor vai perder o confronto, são dois contra um, então ele chama sua arma secreta, Doomsday. Superman e Batman ficam admirados com o que irão enfrentar agora, porém não sabem como vencer a criatura. 

batman v superman

Mulher maravilha aparece, porém, ela faz poucas coisas e depois fica de espectadora, a entrada dela é triunfal, mas o papel inteiro dela no filme se resume em ir atrás de uma foto que está armazenada num HD que Bruce Wayne roubou de Lex Luthor.

Uma outra luta começa, é destruição de um terreno vazio, quanto mais Doomsday apanha mais ele fica forte, sem esperança, Superman se recorda que ele é um kriptoniano e vai atrás da lança que a Lois jogou naquele buraco, ele pega a lança com dificuldade e quase não morre afogado porque Lois Lane estava lá, ele pega a lança e nessa hora vem a maior falha da história da humanidade. Superman ao agarrar a lança com kriptonita, vai em direção ao Doomday que está a alguns quilometros de distância e voa com ela em direção a ele, sem a qualquer momento perder as forças ou simples oscilar em seu voo, como se ele fosse mais forte que a kriptonita. Ele mata Doomsday com a lança, mas Doomsday antes de morrer retira a lança de seu peito e finca no Superman, ambos morrem.

E a unica parte interessante é antes de toda a briga quando a Mulher Maravilha acessa o HD que humildemente Bruce Wayne devolve a ela e encontra algumas pastas com símbolos estranhos sendo eles representações de Batman, Superman, Mulher Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue, supostamente a Liga da Justiça. Todas as pastas contém materiais de vídeo que mostram eles se manifestando ou seja, alguns estão na ativa, porém escondidos e outros estão sendo desenvolvidos, Batman sabe disso e sabe ainda mais que em breve eles serão chamados para uma causa maior. E a outra questão a ser definida é que nenhum deles possuem uniformes, exceto Superman, Mulher Maravilha e Batman, o que leva a crer que Lex Luthor desenvolveu o simbolo para eles, já que quando The Flash é visto usando seus poderes em um vídeo de um estabelecimento, ele não está com traje e sim, vestido casualmente. E quanto aos demais membros da Liga que não foram mencionados como o Lanterna Verde, não sabemos se ele irá aparecer ou não, porém ficamos no aguardo.

Finalizando esse resumo que eu fiz sobre o filme, as cenas são boas, os efeitos também, porém o roteiro tinha muito que melhorar e as cenas de continuidade deveriam ser analisadas com mais precisão, ninguém merece ver Lois Lane sair de um poço de água com o cabelo seco e também desejar que o final seja mais impactante para os fãs, ninguém merece descobrir que uma briga como a de Batman v Superman termine por causa da mãe, é algo simplesmente irracional e sem sentido. Mas fora essas falhas, o filme é razoavemente bom e merece ser assistido para você se frustrar um pouco e ter um bom entendimento de como será a introdução da Liga da Justiça, esse é apenas o começo e a DC Comics junto com a Warner Bros estão cientes que por conta das críticas, os filmes futuros, como Suicide Squad e Liga da Justiça terão suas alterações para agradar o público.


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.