Saiba por que os jogos da Nintendo podem nunca chegar ao iOS

0 comentários

Donos de dispositivos da Apple podem nunca poder jogar títulos da Nintendo e a culpa é da Apple TV. De acordo com especialistas, a nova geração do dispositivo pode ter acabado com todas as esperanças de que a Nintendo disponibilizasse seus jogos para o sistema. Entenda por quê.

Tradicionalmente, a Nintendo tem trabalhado de maneira bastante rígida para gerenciar seus recursos de hardware e software, se recursando a partilhar seus títulos com outras companhias. Em 2013, o presidente Satoru Iwata declarou que se o futuro da Nintendo a longo prazo não fosse levado em consideração, somente os lucros de curto prazo, ele poderia considerar a partilha de ‘concessões importantes’ com outras plataformas. “No entanto, sou responsável pelo futuro a longo prazo da companhia, então eu nunca pensaria em fornecer nossos preciosos recursos a outras plataformas”, declarou, na época.

Tradição

Em uma entrevista realizada no início do ano, o executivo da Nintendo, Dan Adelman, explicou que a companhia possui um certo respeito aos processos hierárquicos, optando sempre por ser leal aos princípios antigos em detrimento dos modernos, o que pode explicar as recorrentes recusas de pedidos de jogadores para que os títulos pudessem rodar em smartphones e tablets. Mas, para Adelman, o posicionamento deveria mudar: “Eu adoraria ver a Nintendo fazer um esforço para incentivar as pessoas da empresa a avançar em propostas ambiciosas”, declarou.

Apple TV

Muita gente apostou que a Apple TV poderia ser um meio termo para a Nintendo, já que a companhia anunciou que permitira que empresas fabricassem seus próprios controles, permitindo que elas também conseguissem obter lucros com a plataforma. A novidade, no entanto, não saiu do papel: a Apple anunciou recentemente que todos os aplicativos da Apple TV serão obrigados a suportar o controle original do dispositivo, mesmo que também funcionem com controles de terceiros.

Com a permissão, é improvável que a Nintendo ofereça a possibilidade de que seus jogos rodem nos dispositivos da Apple. Ao que tudo indica, quem quiser jogar os tradicionais títulos da Nintendo terá mesmo que comprar um console da companhia.

0 comentários: