Texto-Análise: Windows 10 - Technical Preview

0 comentários

Bem vindos ao Texto Análise.

Hoje falaremos sobre o Windows 10 Technical Preview, uma versão beta do Windows 10 que está disponível gratuitamente para o público.

Lembrando que todas as informações podem ser alteradas e adicionadas com o tempo, já que o Sistema Operacional está em constante atualização e mudanças assim podem ocorrer de uma hora para outra, sendo assim, não iremos retirar nenhuma informação que foi alterada, apenas adicionaremos no final dessa postagem o que realmente mudou na nova atualização, se caso esteja disponível.

Análise atualizada em 02 de Abril de 2015.

Atualização (10049) - SPARTAN

Bom inicialmente não iremos falar muitas coisas, algumas coisas foram adicionadas, mas nada explicada e muito menos acessível ainda. Uma delas é o Bio Enrollment que ainda tem sua função desconhecida e outras duas coisas também que foram adicionadas é o Korea Media Player Center Korea Messenger Center, não se sabe se isso é algum tipo de parceria com a Microsoft ou algo do tipo, no entanto, tentamos acessar para verificar as suas respectivas funções, mas infelizmente, o aplicativo está em Coreano.

Agora, vamos falar do Navegador Project Spartan, anteriormente eu havia dito que iria fazer uma Texto-análise apenas dele, mas não existe muitos dados atuais para ser mencionado, mas vamos ao que interessa.

No momento o Project Spartan é uma versão melhorada do Internet Explorer, se você tentar acessar o Internet Explorer e o Spartan, você verá claramente que as mesmas funções se encontram em ambos navegadores, mas a unica diferença é a modernidade que foi adicionada em Spartan, ele possui como anteriormente citado, a aba de edição de Página, conhecido como Web Note. Sua funcionalidade é que ao invés de você dar PrintScreen, abrir o Paint, fazer a edição para depois mostrar algum detalhe ao seu colega, o próprio Spartan faz isso em sua própria tela.


No entanto, ainda tem um problema nisso que futuramente poderá ser melhorado, o fato de que assim que finalizada a edição, ele mostra aonde você estava anteriormente como modo foto, se tornando algo inavegável, vamos se dizer assim. E acaba não te redirecionando novamente para a página que você estava, esse é um dos problemas. Outra coisa também é que apesar do navegador ser mais limpo, mais prático e supostamente uma versão melhorada do Internet Explorer, ele ainda demora para responder algumas funções como o simples ato de descer a página (scroll), ele demora alguns segundos para entender que deve fazer tal função, mas como estamos na fase Beta do Windows 10, não existe o porque reclamar de coisas assim que futuramente estarão corrigidos.

O navegador é mais leve, mais simples e prático de fato, evitando poluir sua face com coisas desnecessárias, ele será um navegador que não utilize extensões (ao menos, é o que gostaria), dessa forma evita comer muita RAM e deixa seus olhos mais relaxados para se divertir enquanto utiliza o navegador.

Três coisas que foram adicionadas além do Web Note, é a Ferramentas do Desenvolvedor (F12), Feedback (Smile) e o modo leitura (book). As ferramentas não é necessário dizer nada que é algo aberto ao público para fazer as edições que desejar, quanto ao Feedback, você basicamente estará informando a Microsoft que existe um erro ao entrar em tal página da internet, dessa forma, ela irá estudar qual aplicativo que está dando erro para sua visualização e quem sabe, numa próxima atualização, será corrigida e finalmente ao Modo leitura, no momento está desatualizado, mas provavelmente ele irá te redirecionar para uma ala em Fullscreen sem abas, para facilitar sua leitura evitando deixar sua visão poluída durante a leitura.

No momento é apenas isso, sobre Project Spartan.. Mais informações serão adicionadas em breve.

Antes de tudo, recomendamos não instalar imediatamente o Windows 10 devido aos erros constantes de falha em abertura de programas e até mesmo a lerdeza em operações a serem executadas. Por isso, esperamos que você aguarde até a data de lançamento oficial do Sistema Operacional para usufruir dele. Mas se você é uma pessoa curiosa e com pressa, você estará colocando sua conta em risco.

Por enquanto, o Onigiri Hardcore não recomenda utilizar o Windows 10, se caso você não tenha nenhuma experiência no que está fazendo, perda de arquivos e outras coisas poderão ocorrer durante algumas atualizações e alguns bugs poderão ser encontrados facilmente.

Atualização (10041)

Informações sobre o Spartan - Em breve

Com a atualização foi possível visualizar a mudança nos ícones e a tela de entrada, ficando mais bonita e mais estilosa, com tudo, muitas coisas como podem ver estavam em inglês, como citado anteriormente em "Tablet, Display". Mas agora com essa atualização a dublagem foi atualizada ficando mais explicativo em relação as mudanças, isso também inclui a atualização da Cortana que apesar de estar em português sua versão ainda não está disponibilizada para a versão brasileira, mas esperamos que em breve esteja, mas enquanto isso dê uma olhada nas alterações.

Lixeira & Cortana



Tela de Entrada (Versão Anterior)



Tela de Entrada (Versão Atualizada)


Lembrando também que o esquema de cores nas imagens, não alteram em nada, as fotos foram retiradas de computadores diferentes e como o monitor reage diante da fotografia é de cada computador. No entanto, estamos apenas mostrando para você como é alteração.

E uma das outras mudanças que aconteceram também é que na Barra do Menu Iniciar foi adicionado três guias no qual antes não estavam presentes no qual facilita o usuário encontrar o Explorador de Arquivos, os Documentos e também as Configurações de seu computador, sem necessitar ficar procurando muito..


Uma das coisas que ainda permanecem desconhecidas para nós é o Microsoft Lync. Ele funciona com base no Word, assim que iniciado ele utiliza a mesma entrada que o Word, no entanto ao tentar efetuar o login, ele não entra, o motivo é desconhecido, mas se repararem bem, é capaz de ver que esse Lync seria uma versão de um Messenger, mas será ? 

O que é bem provável já que se você for dar uma pequena pesquisada sobre o que o Lync, eles te informaram isso: "O Lync conecta as pessoas em todos os lugares. Skype for Business. O Lync está se juntando ao grupo Skype. Veja como estamos unindo a experiência ..." Mas claro que para quem visualizou e traduziu logo de cara, o Skype for Bussiness sabe que a Microsoft está trabalhando em uma versão de Skype para empresas, no entanto, só nos resta aguardar e ver na próxima atualização será possível o acesso sobre ele.


Versão Atualizada (9926)

- Skype fica com sua versão melhorada já na versão do Windows 10. Tendo essa melhoria em vista, fica mais prático, mais limpo e mais moderno junto com o designer do próprio Sistema Operacional.



- Agora está disponível as duas versões da Loja, a "Loja" e "Loja (Beta)" não se sabe o que o modo beta estará trazendo, mas o que a versão já disponível trás para nós é uma sincronia de aplicativos entre Xbox.com e o seu aparelho do Windows Phone, dessa forma você pode usufruir nas três plataformas com a mesma conta.


- Anteriormente foi citado que o Display não fazia nada, mas acabaram mudando essa opção e agora ele te joga diretamente para as configurações de tela ou seja, mudança de resolução, seu respectivo brilho e tudo isso que tem a ver com o display em si.

Em comparação com o Windows 8.1
Atualização (9926)

- Foi retirada as barras laterais (escondidas) para agora ficarem apenas focadas na Barra de Iniciar.

- Outra opção desejada é que você pode expandir a Barra Iniciar para ela voltar a ser como vista anteriormente na versão 8.1 do Windows (Não disponível na versão Tablet)

- A barra de pesquisa foi adicionada para fora da barra do iniciar, apesar que muitos desejam para fora, facilitando e deixando a barra mais limpa enquanto outros preferem para dentro para evitar ocupação na barra de ferramentas.

- Na barra de pesquisa é possível ver que existe a opção de procurar algo desejado tanto na Web como nos seus programas, isso era já conhecido no W8.1, mas não era separado e descrito ao usuário decidir como quer ser feito o seu mecanismo de busca, apesar que ainda é fundida com o Pesquisador do Bing, não sabe se é possível essa alteração para o mecanismo de busca que você preferir e desejar.

- Uma das coisas já adicionada é o Alarme e a Cortana, o Alarme é útil para alguns momentos necessários, quando você se perde ao ficar utilizando muito computador, você pode deixar horários a serem compridos, não é necessária muita descrição sobre essa opção e quanto a Cortana, ela está acessível, mas apenas na versão americana já que na versão brasileira ainda não está disponível, possívelmente até o final do Beta, é aceitável que todas as linguas inclusas no Sistema Operacional, seja necessário a versão da Cortana para todos eles.

- Uma das coisas que apesar de serem inúteis no momento é o pedido em excesso no Feedback para tornar a barra de ferramentas, algo mais compacta com relação a transparência, já que no momento, não é possível alterar sua transparência.

- Outra coisa mencionada foi a Barra de Notificações que é muito útil no momento, informando as Mensagens de Segurança e Manutenção, novas mensagens, novos aplicativos disponíveis e também existem quatro opções no rodapé da notificação, Tablet mode - Que diminui o tamanho da barra de pesquisa para evitar "sujeira" em sua barra (Não diminui a barra de iniciar). O Display, que atualmente não faz nada de diferente. O Connect que conecta o seu computador com outros aplicativos que tenham o Windows 10. E All Settings que é as configurações também, encontrada no "Settings" da barra Iniciar.

- Apesar de ser Beta, alguns recursos não saiem de seus icones podendo ser apenas demora para ser executado ou até mesmo falta de um redirecionamento para aquele programa esteja funcionando.

- Algumas opções desejadas levam um tempo para serem respondida, mas isso é temporário, já que é a primeira vez que você está acessando o item desejado, depois disso ele fica mais rápido e mais simples de ser utilizado, levando uma resposta mais rápida para o usuário.

- Em questão aos downloads de aplicativo, como por exemplo adicionar um navegador de seu gosto, não é um problema, ao menos, todo e qualquer programa pelo o que aparenta ao ser instalado faz ser reconhecido como um Windows 8.1 ao invés de um 10 ainda não existente no Mercado, isso facilita muitas coisas já que evita o problema de compartibilidade.

- Duas coisas adicionadas também graças ao modo Beta, no momento ainda desejamos que um deles fique por mais que o modo Beta seja finalizado e a versão Oficial seja lançada, bom Hub do Insider, um dos aplicativos que está disponível, ele te dar pequenos problemas para você mesmo resolver de uma maneira diferente do qual a Microsoft gostaria de resolver, assim, ela analisa como você efetuou e busca melhorias e outros pontos de vista.

- Quanto ao Windows Feedback, é o que nós desejamos que fique dentro do Sistema Operacional, mesmo se o Beta for finalizado. Mas por que ? Bom, inicialmente o Feedback sempre é importante, é onde você da atenção ao usuário, escutando o que ele deseja e vê se é um avanço ou não adicionar tal recurso e é uma das coisas que basicamente, muitas empresas não dão ouvidos diariamente. Claro, se obtiverem usuários inteligentes e que estejam disponíveis a estarem sempre melhorando o Sistema Operacional, deixando isso aberto apenas para aqueles que realmente querem melhorar e não aberto ao público para logo se tornar restrito por conta das brincadeiras de mal gosto.

Fim da análise.

Mais informações serão adicionadas com o tempo, atualmente eu contei com a ajuda para efetuar a análise, abordando as novidades e comparação, graças ao Tiago Henrique (Anime Hotel) e do meu irmão Marcelo Vinicius.

Muitas novidades estão por vir e essa postagem estará sempre atualizando a cada atualização recebida. E para evitar que você perca essas notícias, cada vez que for atualizado, ela será relançada no feed de notícias tanto do Facebook, como Tsu e Twitter.

0 comentários: