Morre Ralph Baer, "O Pai dos vídeo games"

0 comentários
ads_baer

Ralph Baer faleceu no dia 6 de dezembro de 2014, ele foi um engenheiro e inventor alemão, pioneiro dos jogos eletrônicos. Desenvolveu em 1969, por conta própria, a primeira ideia para um console de video game doméstico, que mais tarde se tornou o Magnavox Odyssey.

Nascido em 8 de março de 1922 e conhecido como o “pai dos videogames”, Ralph Baer concebeu a ideia de uma televisão interativa ao construir uma aparelho de televisão do zero em 1951 no Bronx, Nova Iorque. Ele explorou mais estas ideias em 1966 ao ser o Engenheiro Chefe e gerente da Divisão de Design de Equipamentos para a Sanders Associates.

Baer criou um videogame simples de dois jogadores que podia ser exibido em um aparelho de televisão padrão chamado Chase, onde dois pontos perseguiam um ao outro na tela.

Em 1967 Bill Harrison se juntou a ele, e uma pistola de luz foi construída a partir de um rifle de brinquedo que foi mirado em um alvo movimentado por outro jogador.

O desenvolvimento do hardware e jogos continuou, resultando no protótipo final chamado “Brown Box”, que tinha dois controles, uma pistola de luz e seis interruptores no console que selecionavam o jogo.

Baer abordou vários fabricantes de televisão americanos e um acordo foi eventualmente assinado com a Magnavox no final de 1969. As principais alterações no Magnavox em relação ao Brown Box foram o uso de circuitos plugados para alterar os jogos (cartuchos) e a remoção das capacidades de gráficos coloridos em favor das sobreposições de cor (decalques) para reduzir custos de produção.

Ele foi lançado em Maio de 1972 como Magnavox Odyssey.

0 comentários: