James Gunn fala sobre a rivalidade entre a Marvel e a DC Comics

0 comentários
Capa da Publicação

O diretor James Gunn do filme Guardiões da Galáxia utilizou seu facebook oficial para falar um pouco sobre o conceito de “universo compartilhado” que ultimamente está virando febre entre os estúdios que produzem filmes adaptados de quadrinhos!

“CARROÇAS ANTES DOS CAVALOS E O NOVO AMOR DE HOLLYWOOD: UNIVERSOS COMPARTILHADOS

Ouça, como um fã de grandes franquias, eu amo grandes universos compartilhados no cinema. Mas eu estou um pouco preocupado com a quantidade de universos compartilhados que estão sendo planejados pelos estúdios sem ter uma base sólida para se estabelecer ou, em alguns casos, SEM TER NENHUMA BASE. Star Wars teve a trilogia original, o Universo Cinematográfico da Marvel teve o primeiro Homem de Ferro, a trilogia do Cavaleiro das Trevas teve Batman Begins, até Transformers e Crepúsculo tiveram seu começo. Hoje, os estúdios estão querendo grandes árvores sem terem plantado sementes saudáveis. Produtores, executivos e até alguns diretores estão focados no plano maior, sem ter como objetivo o principal, que é fazer um grande filme. Estúdios estão tentando criar franquias a partir de filmes inexistentes ou de filmes com sucesso dividido, não estão levando em conta o público.

Eu sei que George Lucas, Kevin Feige, John Favreau etc, tiveram ideias onde seus filmes pudessem ser um sucesso em potencial. Mas eu não acho que a ideia era fazer um filme como se fosse o último, ou fazer algo que as pessoas amassem que fosse o começo para algo.

Resumindo, eu acho que esse novo modelo de negócios é perigoso. Eu acho que os cineastas e os estúdios devem sim se preparar para um grande plano, mas nunca colocar isso acima da proposta de fazer um ótimo filme por ele mesmo. Sejam um pouco mais experimentais e vejam se forçar o sucesso funciona. E lembrem: a indústria existe para servir o público, para se comunicar com ele. O público tem voz no que criamos, não vamos ditar o que eles querem ver, isso não é possível.”

Gunn se preocupou em responder a alguns comentários e esclarecer algumas coisas, o comentário a seguir é resposta para um seguidor que perguntou se o dinheiro era a principal razão para Hollywood se comportar desse jeito.

“Por mais estranho que pareça, eu QUERIA que o dinheiro fosse parte um pouco mais importante do pensamento aqui, mas não é. Filmes que fazem dinheiro são filmes que o público se interessa, mas franquias e universos compartilhados que são construídos a partir de filmes que foram decepções ou não tão bem aceitos na bilheteria é uma forma desesperada do estúdio forçar as coisas, não é um pensamento lógico.”

E o diretor também respondeu quando alguém o acusou de ter cutucado a Warner Bros. e a DC Comics no texto:

“Todos na indústria e todos que leem as notícias sabem que isso não foi gerado na Warner, é uma forma de pensamento que está tomando conta de Hollywood e alcançando todos os estúdios. Nem a Marvel e nem a DC são perfeitas, vamos lá pessoal. E o amor de vocês por brigar por Marvel e DC está além de mim, não somos times rivais de futebol.”

E aí, concordam com a opinião do diretor?

0 comentários: