O que são Manhwas/Webtoons?

0 comentários

Enquanto você estava vendo um Dorama/Drama coreano você ja se deparou com personagens falando sobre webtoons ou manhwa ? Eu já. Os webtoons são publicados online e são de graça para leitores comuns, na maioria das vezes, são publicados em portais coreanos em periodicidade semanal, com duas pessoas responsáveis: o escritor e o ilustrador, e, na maioria dos casos, coloridos. Levando em conta que os mangakás, com assistentes, levam uma semana para produzir em média 17 páginas em preto-e-branco, o fato de ilustradores coreanos fazerem no mesmo período considerado até 35 páginas é espantoso.

Há, entretanto, diferenças de qualidade e e estilo óbvias.

Generalizando, há diferenças entre um webtoon e um mangá que são nítidas nos seguintes aspectos:

  • o webtoon tem muito menos quadros por página, e consequentemente, mais páginas por capítulo.
  • o webtoon é colorido;
  • o webtoon tem uma tendência a ser do gênero sobrenatural ou sci-fi;
  • o webtoon tem dificuldades para manter o ritmo do enredo;
  • um capítulo de mangá desenvolve mais coisas do que um de webtoon;
  • o webtoon prioriza as cores em vez do traço;
  • o webtoon é um pouco mais “livre” do que o mangá em temas e objetivos.


Resumindo: o webtoon é um híbrido — possui a arte parecida com o de um comic americano e a alma de mangá japonês. Mas, claramente, possui algo puramente coreano e para os fãs de quadrinhos acredito que está sendo muito divertido acompanhar o desenvolvimento deste nicho.

Sobre o meio de publicação destes webtoons, o mais utilizado é o Naver. Ele é um portal de buscas sul-coreano com uma fatia do mercado de mais de 70% naquele país. Tem um site/uma seção voltada aos manwhas chamadoa Naver Comics, onde autores podem publicar seus webtoons e receber dinheiro conforme a visualização que obtiverem. Outros sites que publicam webtoons funcionam da mesma maneira. Aparentemente, muitos autores, se quiserem ganhar uma comisão a mais, começam a fazer omakes (capítulos bônus) de suas histórias que serão restritos a leitores que paguem, como numa conta premium. Diz se não é um esquema legal?

O termo Manhwa é uma cognata com o Mangá Japonês e o Manhua Chinês. Um desenhista de manhwa é chamado de Manhwaga. Ao contrário de outras publicações orientais, a leitura do Manhwa é feita de maneira ocidental, da esquerda para direita, devido a forma de escrita do hangul. Animações baseadas em Manhwas ainda são relativamente raras. Entretanto, é bastante comum adaptações para telenovelas e filmes. A versão animadas dos desenhos coreanos é chamada de Han-guk Manhwa Aenimeisyeon ou simplesmente Aenimeisyeo.

Você lê ou já leu um manwha? O que achou? É, não vou negar. Foi uma alegria imensa achar estes quadrinhos.

GENEROS DO MANHWAS

Sonyung: destinado a garotos (equivalente ao Shounen dos mangás)

Sunjeong: destinado a garotas (equivalente ao Shoujo dos mangás)

Tchungnyun: destinado a jovens adultos (equivalente ao Seinen e Josei dos mangás)

MANHWAS PUBLICADOS EM PORTUGUÊS

Aflame Inferno; A Noiva do Deus da Água; Angry; Ark Angels; Chonchu; Dangu; Gui; Model; O Mensageiro de Banya; Planet Blood; Priest; Ragnarök; Tarot Café; Kil-Dong; Warcraft: The Sunwell Trilogy; The Breaker; Veritas.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.